sábado, 24 de janeiro de 2009

Confronto, o ser humano como o centro de conquista - Batalha Espiritual - Pastor Gualter Mendonça

Imagine uma batalha sendo travada com você no centro dela. Você esta envolvido, mas até o momento, não se da conta disto, você é uma pessoa importante diante do que está acontecendo, todos os acontecimentos giram em torno de suas atitudes, ações. Uma verdadeira guerra que passa despercebido ante os seus olhos, um confronto inimaginável de aceitar, porém real, destruidor.
Tudo o que você vê acontecer em sua vida, de bom ou de mal, para você, e apenas uma mera conseqüência do seu dia a dia, ou daquilo que o destino tem lhe reservado. Ora, você diz, foi a sorte, ora foi o azar, derrepente para muitos, foram os astros, talvez bons fluídos ou maus, quem sabe? Para outros, tudo acontece simplesmente porque tem que acontecer e ponto final, para incontáveis números de pessoas estava escrito nas estrelas, ou ainda as cartas revelam.
Esta é a triste realidade da condição do ser humano em querer ignorar, se omitir sobre a verdade de um mundo espiritual que é tão real quanto o mundo em que vivemos e somos capazes de ver e sentir, e que se manifesta em nosso mundo físico, conforme nossas próprias atitudes, ações. Estas, vão determinar a manifestação, entre a bênção é a maldição.
Esta é a realidade do ser humano em busca de uma resposta para os seus conflitos, infortúnios, seus sofrimentos, tristezas, decepções, amarguras, desgraças familiares e doenças.
O ser humano pergunta banhado em lágrimas e desespero, o porque de tantos acontecimentos tristes e até nefastos, sobre suas vidas, sobre o mundo?
E muitos passam até a acusar Deus, o Criador por todas as desgraças e misérias que se abatem sobre o ser humano, quando na realidade e Ele que através de sua palavra a Bíblia Sagrada revela ao homem tudo o que este precisa saber para ter seus olhos espirituais abertos para então sermos capazes de ver a realidade de um mundo espiritual de luz e trevas, em confronto continuo, incessante.
Dois lados opostos nas regiões celestes e na terra e que tem como alvo o bem mais precioso criado por Deus em todo o universo, a alma, fonte de vida e consciência para o ser humano, que é a coroa da criação.
‘’ Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna ‘’ João 3:16.
A Bíblia revela o terno e infinito amor de um pai criador, bondoso e misericordioso que se faz revelar, que revela o desejo do seu coração para cada um ser humano, para que cada pessoa sobre a face da terra tenha um encontro com Ele, um encontro restaurador, transformador, um encontro diário com as suas mãos de bênçãos estendidas sobre cada pessoa, sobre cada lar e família, um encontro de salvação de vidas, para a ‘eternidade, diante de um Deus único e verdadeiro, que enviou seu filho ao mundo para nos conceder vida eterna, termos o nosso nome escrito no livro da vida.
‘’ Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.
Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei.
Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.
Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte, congregarvos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exílio. ‘’ Jeremias 29.11-14.
Nunca foi da vontade de Deus que o ser humano vivesse em escravidão e opressão estando submetido diante de seu semelhante a um estado de humilhação e servidão, preso a uma condição de sofrimentos, amarguras e angústias.
Desde o princípio, no começo de todas as coisas criadas por Deus, que o Senhor manifestava o desejo de conceder ao ser humano o melhor que Ele poderia criar para dar de sustento ao homem sob a face da terra, o milagre da providência divina revelada no cuidado do pai criador com seus filhos, colocando ao dispor deste ser, chamado homem, o que ele mesmo havia criado para dar condições a este, de ser fecundo e poder multiplicar.
A bênção da providência divina no sustento diário, de vidas criadas não para padecerem calamidades, misérias e desgraças na terra, mas para servir de testemunho do amor infinito de um pai criador preocupado com o cuidado de seus filhos amados, no dia a dia.
Deus tem pensamentos de paz a nosso respeito, Ele quer manifestar paz sobre nossa vida, Ele tem seu coração voltado para nos conceder da sua paz, da sua graça, do seu infinito amor – Todo ser humano de alguma forma imagina como provavelmente deseja chegar ao fim de sua carreira sobre a terra, ‘’ para vos dar o fim que desejais’’, os pensamentos de Deus a nosso respeito são os melhores possíveis. Ainda que o ser humano deseje o pior para si próprio o pai criador ainda sim não desistirá deste ser criado por Ele, e continuará a ter pensamentos de paz a respeito daqueles que Ele criou e colocou sobre a terra.
O que nos seres humanos pensamos a respeitos de nos mesmos diante do que passamos ao longo de nossas vidas, e de situações que nos marcaram como algo negativo em termos de vivência em família e em sociedade e que trazem a realidade através de nosso caráter, agora formado, situações desagradáveis, onde muitos se consideram como esquecidos de Deus, vivendo uma experiência de vida dia a dia, de baixa estima, diante de outras pessoas.
Somos o que pensamos que somos, ou o que fomos levados a pensar que somos, ao longo de nossas vidas, e muitos passam a vivenciar aquilo que estes pensam que são ou ainda foram levados a pensar que são.
Ele enviou seu filho Jesus Cristo a terra para que o homem pudesse encontrar paz, com a sua comunhão com Deus restaurada, com a sua vida transformada, com a alegria de ter sobre si a graça é o amor divino, para conceder liberdade de toda opressão do maligno a todo ser humano, para restaurar a saúde do homem com sua alma liberta de todo o flagelo emocional, de situações passadas, que muitas das vezes só pode ser curada com a liberação de perdão, tanto de si mesmo como também por outras vidas. Perdão um começo de cura, em muitos casos.
‘’ Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. ‘’ Há muitos que realmente passam a acusar a Deus pelas suas desgraças, ignorando o chamado que Ele faz através de sua Igreja, pela pregação do seu Evangelho, em nome de seu filho Jesus Cristo.
Vidas muitas das vezes totalmente despreocupadas com as repercussões dos acontecimentos negativos que atravessam, e dizem, se aconteceu e porque tinha que acontecer.
‘’ Me invocareis’’, quantos seres humanos estão realmente interessados em invocar o nome do Senhor, lembrando do seu tremendo amor, para se colocarem em sua mãos, abrindo o seu coração para reconhecer o quanto precisam declarar a sua dependência de Deus? Ele nos declara a necessidade de invocar o seu nome, como oportunidade de vermos o seu agir, a manifestação da sua glória e poder sobre nossas vidas, como testemunho do quanto somos amados, por um pai que vive por toda a eternidade manifestando amor, nos criou e quer nos mostrar ainda hoje o seu cuidar, em todas as áreas de nossas vidas e a todo momento.
‘’ Se com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. ‘’ Romanos 10.9,10.’’
Todo ser humano precisa confessar ao filho de Deus, o Senhor Jesus Cristo como seu senhor e salvador, abrindo o seu coração, rasgando a sua alma de toda reserva pessoal e até de orgulho e soberba.
Se reconhecemos o amor de Jesus, seu sacrifício na cruz do calvário, morte e ressurreição, então somo também capazes de declarar; Senhor Jesus, eu reconheço que sou pecador, e te peço perdão pelos meus pecados, eu reconheço a ti como o filho de Deus, e meu único e suficiente Senhor e Salvador.
‘’ Passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei.’’, A oração e um canal de comunicação espiritual direta com Deus, onde temos acesso a um nível de relacionamento com o pai criador, de forma pessoal, onde temos a oportunidade de escancarar o nosso coração, rasgar a nossa alma, diante deste que está sempre pronto a nos ouvir, para recebermos cura, termos as feridas da alma sarada, termos os espaços vazios do coração preenchidos com a graça é o amor de Deus, termos a oportunidade de colocarmos o nosso coração diante do Senhor para que Ele retire todo o estado de amarguras passadas, ódio, rancor, ira, ressentimentos, sentimentos de revoltas e vingança, desejo de suicídio e tanta coisas que muitos guardam dentro de si e que são a fonte de tantas doenças e estados de depressão profunda em muitos seres humanos.
A oração é a chave que o ser humano tem ao seu dispor, dada e recomendada pelo Senhor para também alcançarmos o favor divino naquilo que desejamos alcançar de Deus como bênçãos aqui na terra. Como e também a oportunidade maravilhosa de reconhecermos o quanto somos pecadores e precisamos nos submeter a Ele, abrindo a nossa boca para declarar os nossos sentimentos e emoções, reconhecer falhas, procurar restauração de vida, um novo começo, muitos estão pagando um preço de morte e perdição eterna, ( Porque o salário do pecado é a morte... Romanos 6.23).
Muitos tem se defrontado com a triste realidade da destruição de seus sonhos por atitudes, comportamentos pecaminosos, que fatalmente levam outras pessoas próximas não só a tristeza mas até ao desespero completo, e isto por amor a estas vidas, que estão se perdendo.

‘’ O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir: eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. ‘’ João 10.10,11.
O Ladrão deste texto citado, é o diabo, a Bíblia aponta as ações deste ser maligno sobre a humanidade, e ainda muitos brincam com o que e real, ignorando os aspectos espirituais das atitudes imorais e pecaminosas que tomam continuamente em suas condutas de vida, tanto em família quanto em sociedade.
Estes lançam sobre suas vidas e sobre seus lares e familiares toda sorte de legalidades para atuações malignas.
Seres humanos que com suas atitudes conseguem atrair tanto para si, como para os restantes de suas parentelas, maldições;
‘’ Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. ‘’ 2 Timóteo 3.1-5.
Vivemos a realidade de um mundo em crise, de identidade ética, moral, social e espiritual e que a cada dia se aprofunda mais e mais, tragando vidas para o fundo de um abismo de tormentas e perturbações emocionais terríveis, onde o ser humano deixa de ter condições de ver soluções para os seus problemas e dilemas, cura para as suas aflições. Um mundo violento que a cada dia fica mais violento, porque as pessoas estão ficando a cada dia mais violentas, sem controle de si mesmas, sem visão e entendimento dos direitos e deveres tanto de si mesmas, como de outros.
Sim, estamos vivendo os últimos dias antes da volta do Senhor Jesus, tempos difíceis onde o ser humano declara com o seu testemunho de arrogância, soberba, violência, atos de fornicação e lascívia e libertinagem generalizada o esfacelamento de todo o exemplo de conduta honrada e digna, onde vemos cidadãos esperarem ansiosos pela chegada de exibições televisivas decadentes e chulas, que apresentam homens e mulheres no çio de situações de puro exibicionismo sexual de propaganda e marketing pessoal, como ganho de evidência em mídia,de situações humilhantes e vexatórias na guerra desenfreada pela conquista do incauto telespectador. Onde a pessoa humana, por livre vontade, fica totalmente exposta como objeto de consumo visual decadente, para uma platéia consumista de desejos hedonistas. Lares, famílias, estão recebendo maldições através destas exibições.Verdadeiros lixos visuais, promovendo uma poluição moral de anarquia em mídia, que atestam a cruel realidade de uma sociedade que clama por paz e transformações, se alimentando da degradação e degeneração de elevados conceitos e princípios de honra, dignidade, integridade e caráter. Uma ofensa a Deus. Até quando? E UMA VERGONHA, é a família, a sociedade, se alimentando de desonra, de atuação demoníaca sobre si mesma a cada exibição, e simplesmente vergonhoso sabermos que pais se alegram e sentem orgulho de verem seus filhos e filhas em situações de jogos e atos, de sedução sexual, para terem oportunidade em revistas masculina e outras.
A sociedade quer paz, a sociedade quer transformações que lhe permita uma melhor qualidade de vida, mas como? O pecado faz separação entre Deus é o homem, ‘’ Porque o salário do pecado é a morte ‘’ Rm.6:23. A sociedade está se alimentando com aquilo que ela e capaz de produzir de mas podre em mídia televisiva. Para se assistir a um show de fornicação, pornografia e palavriados de baixo nível, basta apenas ligar a televisão, no canal certo e horário.

‘’ Irmãos, relativamente aos tempos e ás épocas, não há necessidades de que eu vos escreva; pois vó mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite.
Quando andarem dizendo: paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar a luz; e de nenhum modo escaparão.
Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa; Porquanto vós todos sois filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas.
Assim,pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios.
Ora, os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam é de noite que se embriagam.
Nós, porém, somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação. ‘’ 1 Tessalonicense 5: 1-8.

‘’ Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou... ‘’, João 14:27. Se, realmente almejamos a paz, temos que entender que paz e antes de qualquer coisa, o filho de Deus, o Senhor Jesus habitando em nosso coração, Ele é o príncipe da paz, não pode haver paz, sem sua presença.
Uma sociedade que discursa de forma eloqüente e hipócrita clamando por redução da maioridade penal, permitindo que nossas crianças e adolescentes se alimentem dos lixos exibidos em programações televisivas infanto-juvenis dos mais baixos níveis. E UMA VERGONHA.
Novelas, minisséries e filmes, com a participação de crianças e adolescentes em cenas, afrontando seus pais, em cenas altamente violentas, constrangedoras, vexatórias, humilhantes, cenas onde tanto crianças como adolescentes passam a cometerem atos de violência, crimes, contra outras pessoas, contra a própria sociedade.
O mal da sociedade, o que esta realmente afligindo a sociedade brasileira, assim como o mundo em que vivemos, não esta na televisão como instrumento de recepção de imagem, mas sim o que está no coração do homem, com sua falta de entendimento e discernimento espiritual para compreender o que e bênção é o que e maldição, é a sua falta de visão cristã de vida, para se colocar em uma posição diante de Deus para ter um coração capaz de criar, produzir programações com qualidade ética, moral e social. Não é o que acontece, então temos a instrumentalidade do aparelho receptor de imagem, a TV, como um canal de divulgação, influenciador de más atitudes, um agente incentivador e modelador de mal caráter. A TV é uma bênção quando usada sabiamente por aqueles que são responsáveis em produzir entretenimento, as Emissoras, ou por aqueles que caberia a atitude, como Autoridades qualificadas, de não permitir exageros aos extremos. Não é o que acontece, ainda faz-se muito pouco para proibir os abusos. Principalmente quanto às cenas de espancamentos e agressões contra mulheres, crianças e adolescentes em TV.
Cada vez mais vemos a decadência de programações em TV, com exibições violentas, agressivas e chulas, Temos a triste realidade de vermos exibições televisivas que lançam para dentro dos lares e sobre famílias as mesmas maldições dos atos sanguinários que acontecem hoje sobre o asfalto da cidade do Rio de Janeiro. Os atos de chacinas e carnificinas que se abatam sobre o asfalto do RIO estão encontrando guarita nos lares e sobre as famílias brasileiras, exibições retratadas através de novelas e minisséries exaltando a covardia, a falta de amor e misericórdia do ser humano por seu próximo, a violência carniceira de bandidos cruéis, impiedosos, exibições que nada mais são do que laços do diabo para enraizar mais ainda a violência no seio de nossa sociedade através de um estimulo e motivação, do inferno. A primeira instituição a cair neste laço é a família, a célula mártir da sociedade.
Na mesma medida, proporção e velocidade que a sociedade motivar, incentivar e valorizar, através da mídia, um processo visual, de estímulo a degradação física, ética, moral, social e cristã do ser humano em sociedade, esta mesma, será alvo ativo de si própria, vítima de sua própria motivação e estimulo, na mesma medida, proporção e velocidade.

Isto é o que qualifico como, síndrome de Hollywood por mídia. É a sociedade se alimentando daquilo que é a sua ruína diariamente.

A sociedade americana foi capaz, e continua sendo, de criar com sua industria televisiva, cinematográfica, de produção de games de entretenimento, super heróis, violentos, agressivos, combatentes, guerreiros audaciosos, vingadores, destruidores, sanguinários, ,aniquiladores, super heróis promotores de chacinas e carnificinas, que da tela, acabaram se materializando em sua infância e adolescência.
O mundo assistiu pela TV, uma menina de apenas cinco anos de idade sair algemada de uma escola nos EUA, porque machucou seu coleguinha durante a aula. Hoje naquele país existem dezenas e dezenas de crianças e adolescentes, em reformatórios que esperam a sua maior idade para comparecerem a um tribunal para receberem a condenação de prisão perpétua. E isto diante de uma sociedade que está pagando pelo que foi capaz de semear, e agora está colhendo, uma geração infanto-juvenil que passou a manisfestar, toda a carga de ódio, rancor, ira, rebeldia e vingança sobre a própria sociedade. Temos visto isto acontecer nos EUA, com muita dor e sofrimento.
Os super heróis Americanos e Japoneses se constituem hoje no Brasil e em todo mundo uma fonte de entretenimento maldito de tudo o que não presta, e se constitui em fonte motivadora e incentivadora de desrespeito e violação a integridade física e dos direitos de terceiros, estes, principalmente os japoneses, não passam de entretenimentos bizarros, motivando crianças e adolescente a violência extremada, pelo mundo a fora.
No Brasil, há sinais claro de que isto já começa acontecer, vemos com preocupação a triste realidade de uma juventude agressiva, temos a inevitável realidade a considerar, de fatores sócio-econômicos e de falta de oportunidades. E agora, vamos imitar os EUA, e passar a considerar todas as nossas crianças e adolescentes como possíveis monstros, vamos desrespeitar e violentar os direitos humanos destas? Discursos hipócritas de redução da maioridade penal não é a solução. A solução é Jesus transformando vidas, porque corações foram abertos para receberem o filho de Deus como seu Senhor e Salvador, e agora são capazes de um entendimento claro para discernirem a respeito do que e bênção e maldição, e serão capazes de usarem seus dons para criarem, produzirem algo de bom que irá acrescentar ao caráter de crianças e adolescentes, algo que motive e cative estes, a buscarem serem também bênção para outras vidas, para o seu próximo, então há paz, a paz passa a acontecer em vidas, que passam a darem testemunho que foram incentivados, motivados a valorizar a paz.
‘’ Finalmente, irmãos, nós vos rogamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais ;
Porque estais inteirados de quantas instruções vos demos da parte do Senhor Jesus.
Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus;
E que nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas como antes vós avisamos e testificamos claramente, é o vingador,
Porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.
Dessarte, quem rejeita estas coisas não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo. 1 tessaloniceses 4:1-8.

O mundo se apresenta hoje, mais do que em qualquer outra época da história da humanidade, como um mundo que se opõe ferozmente em atos de rebeldia espiritual contra a vontade de Deus, para o próprio bem-estar do ser humano, se colocando contra a sua palavra a Bíblia Sagrada, que expressa a vontade, o desejo do Senhor todo poderoso de abençoar o ser humano sobre a face da terra.
‘’ Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. ‘’ Romanos 6:23.
O pecado tem como conseqüência do seu ato, um salário, que se faz receber na medida e proporção da sua consumação, e com a chegada do juízo, cara a cara com o criador, tanto em termos físicos com resultados danosos para a carne, como em termos espirituais, com resultados danosos eternamente para a alma. Um salário fixado em morte, destruição da vida física e morte eterna, no inferno, em dor e agonia por toda a eternidade.
‘’ ...mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. ‘’ Romanos 6:23b.
‘’ Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. ‘’ João 3:16.
Foge a compreensão do ser humano uma visão de entendimento quanto ao amor de Deus, só podemos dizer, Ele nos ama, e continuará a amar a criatura humana para todo o sempre, o seu amor e infinito, Ele é a essência de um amor tão infinitamente santíssimo puro e verdadeiro, que este amor pelo ser humano teve que ser expresso a uma atitude sacrificial em plenitude de entrega, de renúncia, com seu filho, Jesus Cristo sendo oferecido como cordeiro santo em sacrifício pelos pecados dos homens, com seu sangue sendo derramado, com sua carne sendo açoitada, moída e traspassada, rasgada por uma coroa de espinhos, com cravos rompendo sua carne, para a salvação deste ser pecador, o homem, e isto por um amor tão infinitamente verdadeiro em sentimento e em essência que o ser humano não tem como compreender, mas pode aceitar, confessando a Ele, Jesus como único e suficiente Senhor e Salvador.
Ele se deu em sacrifício como cordeiro no matadouro em favor da humanidade, derramou o seu sangue, santo e puro em favor de cada uma vida sobre a face da terra, tudo o que cabia ao ser humano levar sobre si como castigo pelo seu pecado e rebeldia contra Deus, Ele levou sobre si, com seu sangue derramado Ele nos resgatou das mãos do inimigo.
Uma das experiências mas marcantes que o ser humano pode vivenciar sobre a face da terra, é a experiência de sentir o amor é o consolo de um Deus único e verdadeiro, que está a contemplar as dores e lágrimas derramadas sobre as faces dos seres humanos e intervir na história de vida destes, concedendo livramento, salvação, cura, libertação, esperança viva de dias melhores, pelo seu operar.
‘’ Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.
Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. ‘’ Isaías 53;4,5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário